Um terço dos mais de 200 speakers são mulheres
O Sapiranga Summit 2025 entra para a história do evento com a maior participação feminina já registrada: um terço dos mais de 200 speakers são mulheres, ocupando com destaque os quatro palcos da programação. A representatividade, que há anos é uma pauta de transformação em eventos de inovação e negócios, ganhou força nesta terceira edição, mostrando que a liderança e a inovação também têm voz e rosto femininos.
Um dos nomes mais aguardados desta sexta-feira foi Hortência Marcari, campeã mundial e maior pontuadora da história da Seleção Brasileira de Basquete. Lotando os dois lados da Arena Fly.Hub, a eterna Rainha do Basquete emocionou e inspirou com uma palestra sobre trajetória, disciplina e excelência. “Nessas minhas andanças fazendo palestras, sinto um crescimento na participação de mulheres na gestão, nas decisões das empresas, no agronegócio, nas indústrias. E fico muito feliz. Eu lembro que a primeira medalha olímpica de ouro ela só foi ganha por uma brasileira em 1996, no vôlei de praia. E a gente olha, por exemplo, para a última Olimpíada, o tanto de mulheres medalhistas. Então nós estamos evoluindo”, declarou.
Além de Hortência, outros diversos painéis reforçaram o protagonismo feminino no Summit. Como no talk “Criamigos – Brincar é um negócio sério”, as empreendedoras gaúchas Natiele Krassmann Silveira e Verônicah Sella mostraram como transformaram a marca de brinquedos personalizados em um ecossistema de experiências e memórias afetivas, superando desafios comuns ao empreendedorismo feminino e mantendo a essência da conexão humana.
Já no painel “Gurias Tech”, mulheres da área de tecnologia discutiram inclusão, equidade e inovação, compartilhando desafios e conquistas em um setor ainda majoritariamente masculino. Entre os temas, carreira profissional, uso de tecnologia para causas sociais e a importância de redes de apoio que fortaleçam a presença feminina na área.