O Palco CDL Sapiranga foi um dos destaques do Sapiranga Summit, no Fly.Hub, com uma programação diversificada que atraiu empreendedores, profissionais e estudantes interessados em ampliar conhecimentos sobre gestão, tecnologia, marketing e comportamento empresarial. A programação na tarde desta quinta-feira (14/08) trouxe abordagens diferentes sobre empreendedorismo. Ao todo o público acompanhou oito apresentações e painéis.
“A CDL Sapiranga sempre foi parceira do desenvolvimento e da inovação. Estamos presentes desde o lançamento do evento e seguimos apoiando iniciativas que fortalecem a tecnologia e o empreendedorismo na cidade. Apostamos em projetos como este, que conectam pessoas, ideias e negócios, porque acreditamos que a inovação é um pilar essencial para o crescimento do nosso comércio e da nossa comunidade. Mais uma vez, estamos aqui, reafirmando que a CDL é e continuará sendo parte ativa desse movimento”, afirmou o presidente da CDL Sapiranga, Ademir Gerson Deitos.
Empreender Vale a Pena?
Com mediação do diretor de Marketing e Comunicação da CDL Sapiranga, Mateus Herrmann, sócio-fundador e estrategista de Posicionamento Pessoal na HRN, o primeiro bate-papo trouxe reflexões inspiradoras sobre coragem, experiência e comportamento empreendedor. Para Maycon Bertol, ter experiência faz toda a diferença.
“Quando você entende como o mercado funciona e conhece os mecanismos do negócio entrega o que tem de melhor para gerar valor.
Junior Ribeiro destacou o quanto é essencial ter coragem no mundo dos negócios.
“A essência do empreendedorismo é essa: encarar os desafios de frente e entender que, se der certo, o mérito é seu e se não der, a responsabilidade também é sua”, destacou.
Já Amanda Ruschel reforçou que empreender é sobre tentar melhorar um processo, aprimorar alguma coisa.
“Muitas vezes, a gente está trabalhando em uma empresa e, mesmo assim, já está empreendendo, ou seja, empreendendo dentro da nossa função. Não necessariamente, num primeiro momento, no nosso próprio negócio, mas desenvolvendo um comportamento que é tipicamente empreendedor”, afirmou.
Eles aparecem e a empresa cresce!
A atração seguinte contou com a fala do convidado Marcos Tonin, com a palestra “Influenciador que vende se faz em casa”. Um dos ensinamentos foi encorajar o público a não ter medo de errar.
“Somos humanos, e humanos erram. Tudo hoje é muito rápido: às vezes a gente aprende a fazer algo e fica super feliz, e quando olha para o lado já tem todo mundo fazendo outra coisa diferente. Então, não tenha medo. Se der vontade de fazer algo arrojado, faça”, disse.
Sustentabilidade Tech: Como Startups Estão Inovando para Salvar o Planeta
A discussão seguinte, reuniu Wagner Lopes (Conversas Sustentáveis), Sérgio Finger (Trashin), Caroline Silveira (Mercado Net Zero) e Luciane Feksa (Dandara Black) para falar de um tema muito presente na atualidade que é a sustentabilidade. O desafio de conscientizar sobre sustentabilidade e educação ambiental persiste mesmo após décadas de discussão.
“As mudanças climáticas já não são mais uma previsão para o futuro: elas são uma realidade, trazendo perdas financeiras, danos materiais e traumas psicológicos, inclusive aqui no Rio Grande do Sul”, destacou Caroline Silveira.
O uso da tecnologia no direito
Logo depois o Palco CDL Sapiranga no Sapiranga Summit recebeu representantes da OAB-RS subseção Sapiranga que discutiram “O uso da tecnologia no direito”, com os advogados Alana Engelmann, Aline Cristina Martins Fernandes e Juliano Madalena.
“A nossa lei do processo eletrônico é de 2006 e, mesmo assim, a expansão real só ocorreu durante a pandemia, em um contexto de emergência. Isso revela a relutância que ainda temos na implementação de novas tecnologias”, destacou Alana.
Por outro lado, a palestrante destacou o olhar para cortes superiores, nas quais apenas no STF já existem quatro sistemas de inteligência artificial em funcionamento.
A mediação foi de Adriano Rodrigues de Lemos que falou da importância da qualificação profissional.
“Consideramos muito importante ter essa comissão instaurada justamente para poder auxiliar. A competência jurídica que todos vocês possuem, o investimento que fazem em estudo e o tempo dedicado ao aprimoramento para oferecer o melhor ao cliente, quando aliados a uma avaliação criteriosa da tecnologia, resultarão em um trabalho ainda mais eficiente e de excelência”, disse.
Gestão de Crise
A gestão de crise é o conjunto de ações estratégicas para identificar, conter e solucionar situações que possam impactar negativamente a reputação, a operação ou os resultados de uma organização. O tema foi trazido por Fabi Madeira (Efe Reputação) que abordou “Gestão de Crise: Como lidar com o inesperado”. Ela descreveu os diferentes tipos de situações que levam aos cenários de crise.
“Há quanto tempo a gente fala sobre efeito estufa e pouca coisa foi feita. Estamos vendo isso na prática, com situações como a enchente de 2024. Há também uma possível crise cibernética em breve e é preciso considerar o papel da inteligência artificial nesse contexto. Colocamos nossos dados de forma indiscriminada em diversas plataformas, permitindo que empresas detenham informações valiosas sobre nós. Essa é uma crise prestes a explodir”, afirmou.
O poder que constrói ou silencia
A liderança é a capacidade de influenciar, inspirar e direcionar pessoas para alcançar objetivos comuns, moldando culturas e resultados. Quando exercida de forma consciente, torna-se um poder que constrói, estimula talentos e fortalece equipes. No entanto, se mal conduzida, pode silenciar vozes, inibir ideias e comprometer o potencial coletivo. Com essa visão, Nicolle Vieira Pires apresentou “O poder que constrói ou silencia: o impacto invisível da liderança na cultura da empresa”. Na sua fala, ela mostrou que o crescimento ou a ruína de uma empresa pode depender de movimentos quase imperceptíveis, e o ponto de partida está sempre nas pessoas.
“Muito antes de o caixa apertar, de o cliente ir embora ou de o negócio perder relevância no mercado, os sinais aparecem internamente: talentos que saem, equipes desmotivadas e ex-colaboradores que não tiveram boas experiências e já compartilham isso com outros. O termômetro do futuro de um negócio está, primeiro, em quem faz parte dele — e essa percepção define se a empresa seguirá inovando e relevante ou se entrará em declínio”, disse.
Marketing digital
Ao final da tarde, Guto Ortac (Start2GO), Élvio Souza Jorge Júnior (Brifa.Me) e Régis Ely (Empatia) falaram sobre “Marketing digital: O uso da IA para acelerar processos e otimizar resultados”. O grupo foi unânime em afirmar que o uso da inteligência artificial é fundamental e deve ser constante nas rotinas de trabalho. A avaliação destacou que, mais do que adotar a tecnologia, é essencial saber como extrair o melhor dela para alcançar resultados efetivos.
A Nova Era da Experiência do Cliente
A nova era da experiência do cliente coloca o consumidor no centro das estratégias, priorizando personalização, agilidade e conexão emocional. As marcas passam a investir em jornadas integradas, combinando canais físicos e digitais para oferecer conveniência e consistência. Nesse cenário, o início da noite, Josué Oliveira trouxe reflexões sobre “A Nova Era da Experiência do Cliente” salientando que o sucesso vem antes da experiência do cliente.
“Sucesso é quando eu tenho, por exemplo, uma barbearia onde talvez não haja ar-condicionado, o aroma mais agradável ou o atendimento mais atencioso, mas o corte de cabelo sai exatamente como o cliente queria. Isso é sucesso, mesmo com zero experiência. Você corta cabelo? Então tem que ser o melhor cortador possível. A experiência vem depois — primeiro, entregue o resultado”, completou.
Os ingressos para o Sapiranga Summit custam R$ 30 e garantem acesso a todos os dias do Sapiranga Summit, que segue até sábado.
Redação: Marcelo Matusiak
Sobre a CDL Sapiranga
Fundada em 23 de maio de 1972, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Sapiranga (CDL) é uma entidade civil e sem fins lucrativos. Objetiva promover a união entre a classe lojista da cidade, proporcionando maior segurança no momento da concessão de crédito. A CDL Sapiranga busca solidificar-se cada vez mais no âmbito comercial do município, apoiando também o crescimento contínuo de pontos comerciais na cidade e a qualificação dos profissionais que trabalham nesta área. A entidade oferece uma ampla variedade de serviços aos seus associados, englobando ainda cursos e eventos direcionados às necessidades do comércio em geral. A CDL Sapiranga está vinculada à Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).